Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008

Publicação no SITE - www.cister.fm - Da tertúlia do passado dia 22 de Novembro 2008, sobre o tema: “A qualidade de vida e o desenvolvimento no concelho de Alcobaça: uma análise comparativa"

Estudo sobre a Qualidade de Vida foi apresentado em Alcobaça.
Um estudo da Universidade da Beira Interior sobre “Os Municípios e a Qualidade de Vida em Portugal”, da autoria de José Pires Manso e Nuno Miguel Simões, revela que os habitantes da Nazaré tem maior qualidade de vida e de bem-estar que os de Alcobaça.

Para o estudo, o maior realizado em Portugal sobre a qualidade de vida em todos os municípios, foram analisadas várias variáveis que influenciam o bem-estar, entre as quais o Produto Interno Bruto (PIB), o consumo e a disponibilidade de bens culturais.

No distrito de Leiria, o concelho da Nazaré apenas foi ultrapassado pela Marinha Grande, que ocupa o 16º lugar do ranking. Já Alcobaça surge bem mais abaixo no estudo, no 68º lugar. Melhor ficaram os concelhos de Caldas da Rainha (34º), Batalha (35º) e Leiria (40º).

Para o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, esta posição, que classificou de «muito honrosa», é o «reflexo dos investimentos da autarquia na educação, na formação, na cultura, nas infra-estruturas e na preparação do concelho para o desenvolvimento económico, através de projectos que estão em marcha e que irão ser colocados no terreno dentro de pouco tempo, como a Marina XXI e a Marca Nazaré».

Foram criadas as «infra-estruturas para que a economia possa surgir», acrescentou o autarca, que acredita que, em breve, o indicador do desenvolvimento económico será tão forte quanto os outros que contribuem para colocar, actualmente, a Nazaré em 33º lugar entre 278 municípios estudados pela Universidade da Beira Interior.

«Importa trabalhar esta posição», referiu ainda Jorge Barroso, salientando que um dos próximos passos é a criação do observatório sócio-económico local que procederá à análise do impacto de diversas variáveis (culturas locais, sazonalidade da procura, novas tendências populacionais, etc.) sobre a actividade turística.

No passado sábado, o responsável pelo estudo, José Pires Manso, esteve em Alcobaça a apresentar o método de análise utilizado que colocou Alcobaça a 35 pontos de distância da Nazaré em qualidade de vida. O professor universitário explicou que a «ordenação feita teve em conta as várias variáveis qualitativas e quantitativas e que a grande novidade o estudo foi a mistura de algumas dessas variáveis».

«O estudo ordena concelhos de acordo com o desenvolvimento e o indicador do bem-estar geral. As conclusões são, algumas vezes, arbitrárias, dependem do método que utilizamos. Mas neste caso, em que não valorizámos nenhuma, em particular, das variáveis, tendo, pelo contrário, atribuído a mesma ponderação, a grande novidade, foi o método utilizado, que foi a técnica da estatística multivariada», frisou.

O estudo utilizou uma técnica estatística multivariada, isto é, teve em conta a média global das várias variáveis em avaliação, sendo que a inovação reside, por um lado, no estudo realizado sobre a qualidade de vida em cada um dos 278 municípios portugueses e, por outro, a metodologia utilizada, que misturou, pela primeira vez, variáveis que até então pareciam difíceis de ligar, estatisticamente.

O estudo baseou-se vários factores, como as condições materiais (como a existência de equipamentos de comunicação – estações e postos de correio por 1000 habitantes; a existência de equipamentos culturais, de saúde, educativos, entre outros); condições sociais (dinâmica cultural, saúde – número de consultas nos centros de saúde por 1000 habitantes, de ambiente, taxa de analfabetismo, entre outras); condições económicas (dinamismo económico, mercado de habitação, rendimento/consumo), entre outros factores.

José Pires Manso disse, no final da sua apresentação do ranking em Alcobaça, que «para subirem no ranking, os municípios devem trabalhar os parâmetros em que ficaram menos bem».


 

publicado por Rui Almeida (Mineiro) às 15:57
link do post | comentar | favorito
eXTReMe Tracker